segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Samhain - O Fim do Verão

"Samhain é um termo de origem gaélica que significa o «fim do verão». Segundo vários autores, o Samhain marca também o início do novo ano celta. Os dias vão ficando cada vez mais curtos e frios e prenunciam o Inverno.
 
Tradicionalmente, o Samhain dura três dias, de 31 de Outubro até 2 de Novembro, altura em que o véu que separa o mundo visível do mundo invisível se torna mais ténue. À semelhança de Beltane, no lado oposto do ano, também era costume no Samhain acender-se fogueiras em honra dos antepassados, bem como fazer-lhes oferendas, uma vez que se dizia que eles vinham uma vez mais a este mundo nesta altura para comungar com os vivos.
 
Esta forte tradição, que ligava os vivos aos seus entes queridos já falecidos, conservou-se no cristianismo sob os nomes de Vigília de Todos os Santos, no dia 31 de Outubro, Dia de Todos os Santos, no dia 1 de Novembro e Dia de Todas as Almas, no dia 2 de Novembro. É mais conhecida actualmente na Europa e nos Estados Unidos pelo nome de Halloween. Assim como as folhas caem de muitas árvores nesta altura, também o Druida deve abandonar aquilo que já não lhe faz falta, pois só assim se poderá «esvaziar», tornando-se receptivo para aquilo que é realmente importante para si.
 
Pelo seu simbolismo particular, o Samhain está ligado sobretudo ao grau de Ovate, o vidente e o xamã celta, que viaja entre os mundos.
 
Esta altura do ano corresponde no Ogham ao junco (ngetal, em gaélico). O junco simboliza a vitalidade e a celebração."
 
A.G.

Sem comentários:

Enviar um comentário