sábado, 4 de agosto de 2012

Lughnasadh - A Comemoração de Lug

1 de Agosto ... O Tempo da Colheita, da Celebração e da Luz

"Lughnasadh é um termo gaélico que significa «Assembleia de Lug» ou «Comemoração de Lug» e que assinala o início das colheitas. Lug é um deus celta do fogo e da luz, semelhante a Bel, mas posterior. Mas Lug é um deus multifacetado, uma vez que, para além da sua associação à luz, Lug está também ligado às artes e aos ofícios, tendo a mestria de todas elas, conforme nos relatam os antigos contos irlandeses.

Esta festividade está também associada à noção de sacrifício, pois Lug, como Gwion perante a deusa Ceridwen, teve de se sacrificar para obter a sabedoria, num acasalamento sacrificial com a Deusa. Mas a sua morte permite-lhe, simultaneamente, renascer.
( ... )

Numa leitura simbólica, o Lughnasadh relembra ao Druida a ligação próxima que existe entre a vida e a morte e que, para colhermos realmente algo, é sempre necessário um sacrifício, no seu sentido mais nobre. Por outras palavras, para se receber algo é preciso também dar-se, pois sem um espírito de entrega pouco se avança na Busca.

Esta altura do ano corresponde no Ogham ao azevinho (tinne, em gaélico). O azevinho simboliza a fertilidade, a transformação e o fortalecimento.

Em termos astrológicos, o Lughnasadh celebra-se durante o signo de Leão, regido pelo Sol e pelo elemento fogo, estando associado à criatividade, à expressão e à expansão."

A.G.

Sem comentários:

Enviar um comentário